Sobre o Para’iwa

O Para’iwa é uma Organização Não-Governamental atuante desde 18 de julho de 1994, com ações direcionadas ao estado da Paraíba. A proposta é desvelar a cultura da localidade, de forma a registrar a diversidade ambiental, difundir a realidade regional e divulgar as potencialidades socioculturais, ambientais, turísticas e econômicas através projetos pautados na linguagem audiovisual e multimídia.

A entidade tem como missão a produção e difusão de conhecimentos contributivos na formação de jovens, bem como da comunidade, incentivando o protagonismo das comunidades na transformação da realidade regional através daparticipação democrática na gestão de desenvolvimento. A base é a realização de material multimídia, vídeos, filmes, fotografias, livros e sítios na internet.

E quais os espaços de atuação do Para’iwa?

O Para’iwa vê na realização audiovisual uma maneira de produzir conhecimentos acerca da realidade sociocultural, ambiental, turística e econômica. Neste sentido, ainda vê neste processo a potencialidade para promoção da educação e formação profissional voltada à comunicação, cultura, lazer, turismo, meio ambiente e artesanato. Com isso, há a possibilidade de promoção do desenvolvimento institucional, científico e tecnológico a partir da sistematização, realização, agenciamento, edição, distribuição e divulgação de textos, projetos, publicações, conteúdos audiovisuais (cinema e vídeo), iconografia e multimídia em geral.

Desta maneira, o Para’iwa entende a linguagem audiovisual, multimídia e impressa como formas de elaboração e divulgação de diagnósticos e pesquisas que estimulem o desenvolvimento sustentável e integrado de comunidades rurais e litorâneas. A partir de ações com estes vieses, a proposta é a do estímulo ao surgimento de movimentos sociais que protagonizem a discussão dos problemas concernentes e, também, a do fortalecimento da criação e manutenção de organizações não-governamentais engajadas na preservação do meio ambiente, na salvaguarda de expressões culturais e qualidade de vida.

O Para’iwa também assessora, administra, gerencia e agencia projetos ligados à outras ONGs, empresas, autarquias federais, estaduais e municipais, assim como técnicos profissionais e artistas. A linha de atuação é, por sua vez, a valorização da identidade regional, de forma a promover a cultura e salvaguarda do patrimônio histórico, artístico e imaterial e, ainda, incentivar a democratização da informação, o acesso aos meios para a sua divulgação e, conseguintemente, a cidadania.

 

Equipe Fundadora

Gil Nunes Maia Júnior (advogado)
Benedita Dias da Mata (geógrafa)
Durval Leal de Araújo Filho (documentarista)
Cynthia Fabel Leal (administratora)
Marcelo Soares Barbosa (contador)
Maria Cláudia Mibieli Kohler (bióloga)
Paulo Fernando Garreta Harkot (oceanógrafo)
Maria das Vitórias Lima Rocha
Antônio Gualberto Filho (engenheiro de produção)
Kleber Grubel da Silva (oceanógrafo)
Eli-Eri Luiz de Moura (maestro)
Carlos Carvalho (webdesign) 
Francisca Tereza Montenegro de Aquino