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VEJA OS BANNERS DO PROJETO PATRIMÔNIO ESQUECIDO

O Patrimônio Esquecido da Várzea

 

 
 

Igreja do Almagre - Significa barro ou areia vermelha. Construção do início do século XVII. Totalmente em ruínas, localizada na praia do Poço, no município de Cabedelo.

 

Engenho das Graças - Situado na Ilha do Bispo e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Construção do século passado, estando de pé apenas a Igreja e em estado de abandono. Do engenho sobraram apenas algumas paredes laterais.

 

 
 
 

Torre de Atalaia - Edificada em 1763. Foi construída inicialmente para a preservação do nosso litoral assediado por piratas franceses, interessados na extração do pau-brasil, com a ajuda dos índios Potiguaras.

 

Ruínas do Engenho Tibiri - Primeiro engenho construído na Paraíba, logo após a conquista em 1585 e pertencente à Coroa Portuguesa. Situado no Município de Santa Rita, próximo ao riacho do mesmo nome, sofreu várias modificações, mas ainda podem ser observadas algumas ruínas do engenho original.

 

Capela de Santana - Situada no antigo engenho Gargaú, em Santa Rita, construído por Ambrósio Fernandes Brandão, em 1614. O Imperador Pedro II, em viagem pela província da Paraíba fez uma refeição naquele engenho em 28 de Dezembro de 1858. Atualmente, do engenho só restaram tijolos e alguma fundação escondidos em meio ao canavial. A Capela mantém-se em bom estado de conservação.

 

 
 
 

Capela do antigo Engenho São João - Construção de 1835, conforme inscrição de pedra calcária jogada ao chão. Possuía um átrio com cruzeiro a frente. Atualmente os destroços misturam-se com o mato e as paredes laterais que ainda estão de pé . Situada em Santa Rita.

 

Capela de Batalha - Em 14 de Outubro de 1636, Rabelinho, líder na resistência contra os holandeses, matou o então governador holandês no engenho Espírito Santo, quando este último assistia a uma farinhada. Perseguido, enfrentou uma batalha no local onde hoje está situada a referida Capela.

 

 
 
 

Capela do Socorro - Após Rabelinho e sua tropa matarem o governador e travarem batalha, obtiveram socorro da população no local onde posteriormente foi erguida a Capela do Socorro numa homenagem à resistência popular e posterior saída dos holandeses da província. Situada em Cruz do Espírito Santo, nas margens do rio Paraíba, é uma construção de 1856 e atualmente está sendo restaurada.

 

Capela de São Felipe - Pertencia ao engenho São Tiago Maior, um dos mais antigos da Paraíba, movido a bois. Posteriormente incorporou o patrimônio da Usina São João. Essa construção do início do século XIX está desabando.

 

 
 
 

Engenho Maraú - Construído a partir de 1714 por Frei de Santa Clara, pertencia aos frades beneditinos. Sua Capela é de 1724 e concluída em 1752. O Imperador Pedro II fez parada no local em sua viagem pela província. Localizado em Cruz do Espírito Santo.

 

Capela do Desterro - Construção do século passado, junto a um cemitério. Situada na várzea do rio Paraíba, na margem esquerda, no município de Cruz do Espírito Santo. Possui alpendre à frente e encontra-se em restauração.

 

 
 
 

Capela de Sant'Ana - Situada no Engenho do mesmo nome, na margem direita do rio Paraíba em Cruz do Espírito Santo. Foi construída em 1914 e atualmente é patrimônio do INCRA.

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Situada nas proximidades do antigo engenho Espírito Santo. Em estilo manuelino, no seu interior só existe o altar, aberto ao público para a missa mensal.

 

Capela de Santa Luzia - Construída em 1862, no município de Cruz do Espírito Santo. Do antigo engenho restou o bueiro e algumas pedras espalhados pelo canavial.

 

 
 
 

Ruínas do Engenho Reis - Um dos mais antigos da várzea, suas ruínas do século XVI são ainda testemunhos desse tempo, caracterizando assim um valioso patrimônio representativo desse tempo, e que atualmente se encontra esquecido sob a vegetação, no sopé de uma colina da várzea. Acima dele está o açude Reis.

 

Engenho Massangana - Do complexo capela/casa grande/senzala, estão de pé a capela e a senzala. Da casa grande, de pé há dez anos, hoje só restam as fundações. Situa-se no município de Cruz do Espírito Santo.

Capela da Consolação - Situada próximo ao entrocamento em Cruz do Espírito Santo, sua construção é de 1850 e ela está desabando rapidamente.

 
 
 

Estação de trem Paula Cavalcanti - Situada numa área de entroncamento ferroviário, possuía intensa movimentação até a década de 50, quando o transporte ferroviário entrou em decadência. A antiga ponte ferroviária sobre o rio Paraíba pode ser observada, assim como a vista panorâmica da várzea do rio.

 

Engenho Patrocínio ou Una - Um dos mais antigos da várzea, atualmente possui casa grande de construção do início do século e engenho. O destaque é a capela de São Gonçalo, de 1.700, reconstruída em 1913. Em forma hexagonal, possui rara beleza arquitetônica, constituindo-se em um dos mais exóticos monumentos esquecidos da várzea.

 

 
 
 

Engenho Corredor - Situado no município de Pilar, às margens do rio Paraíba, sua importância está relacionada ao escritor José Lins do Rêgo, que ali morou e se inspirou para escrever suas obras literárias, referência cultural da civilização dos engenhos, antes do advento das usinas. O engenho está abandonado, assim como a casa grande.

 

Engenho Itapuá - Último engenho mais avançado da várzea, antes da chegada dos holandeses, e portanto limite da região canavieira. Seis léguas após esse engenho ficava o último curral, que delimitava o espaço conhecido até então, que corresponde a Salgado de São Félix. Os franciscanos foram para esse engenho após serem expulsos pelos holandeses, em 1634. O engenho encontra-se abandonado e caindo. A capela, que possui o brasão da ordem dos Carmelitas, possui um cemitério e a sua construção é do século passado. A casa grande está em bom estado de conservação. Situa-se no município de São Miguel de Taipu.

 

Casa da Câmara de Pilar - Construção do século passado, restaurada, onde atualmente funciona a biblioteca pública. Neste prédio o Imperador Pedro II alojou-se, quando de sua visita a Pilar.

 

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PARAIWA 2010