Cine Clube Latitude 7

Exibir as produções audiovisuais de curta e longa metragem da Paraíba, bem como as obras cinematográficas nacionais, buscando a formação de platéia e a difusão do cinema brasileiro no Estado. Este é o objetivo do Cine Clube Latitude 7, projeto da ONG Para´iwa Coletivo de Assessoria e Documentação, através de seu Ponto de Cultura Para´iwa Multivisual.net, em parceria com a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura & Artes e apoio da TV Cabo Branco.
O Latitude 7 acontece todo primeiro domingo do mês sempre às 18h30 na Estação Ciências onde é exibido um longa-metragem e curta-metragem de produção nacional, embora priorizando o produto local.
Em julho, no dia 04, será exibido A Árvore da Miséria de Marcus Villar e O Sonho de Inacim – O Aprendiz do Pe Rolim de Eliézer Rolim.

A Árvore da Miséria

Depois de expulsar de sua árvore algumas crianças, D. Miséria recebe a visita de um mendigo que se diz enviado de Deus.
Gênero: Ficção
Direção: Marcus Villar
Elenco: Soia Lira, Nanego Lira e Everaldo Pontes
Ano: 1998
Duração:12 min
Cor:P&B
Bitola: 35mm

· O Sonho de Inacim – O Aprendiz do Pe Rolim www.osonhodeinacim.com.br

O Sonho de Inacim já foi visto por mais de duas mil pessoas nas cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Patos, Aparecida e Jacobina (BA). O lançamento do DVD ocorreu no dia 18 de junho na sala digital do Espaço Cultural e é o primeiro longa metragem dirigido por Eliézer Rolim no audiovisual, que assinou anteriormente o curta metragem Luzia e a Vaca Andorinha (2007) e o média metragem Eu Sou o Servo Ibiapina (2000).

Nomes de destaques como José Wilker, José Dumont e os paraibanos Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Gabriel Batistuta, Edílson Alves, Fernando Teixeira, Ravi Ramos, Cida Costa entre outros, compõem o elenco do longa assinado por Eliézer. A produção conta ainda com trilha sonora original de Chico César.

“O processo de gravação foi muito intenso. Rodamos em Cajazeiras, que é minha terra e a de Eliézer também. Foi fantástico ver ao atores de lá envolvidos nessa produção, reencontrar muitas pessoas com quem começamos a fazer teatro e de repente estarem participando de uma produção de Eliézer que pra mim é uma referência no teatro e no cinema”, diz Marcélia Cartaxo.

Sinopse

No ano de 2000 toda a cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba se prepara para comemorar o bicentenário de nascimento do seu ilustre fundador, o Padre Ignácio Rolim, um descendente de franceses que nos idos de 1800 criou um colégio e a partir dele fundou a cidade de Cajazeiras.

O filme mostra o sertão de hoje com seus problemas, seu ritmo de vida, sua gente, seus costumes e ritos, através do adolescente Inacim. O menino tem uma capacidade sobrenatural de voltar ao tempo e conversar com o Padre Rolim através de sonhos. Suas revelações surpreendem e transformam a vida da cidade.

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO e ROTEIRO Eliézer Rolim
FOTOGRAFIA Stefan Hess
ARTE Sacha Teixeira
PRODUÇÃO Cyclopea Produções
PRODUÇÃO EXECUTIVA Heleno Bernardo e Rosangela Miná Rolim

 

 

 

 

 

 

O CineClube Latitude 7 contou com a presença de aproximadamente 350 espectadores para sua segunda sessão no último domingo, 07/03.
Com os filmes Zé Ramalho - O Herdeiro de Avohai, de Elinaldo Rodrigues, e A Canga, de Marcus Villar, o anfiteatro da Estação Cabo Branco ficou lotado de apreciadores do cinema paraibano. O sucesso de público comprova a proposta da instituição de difundir as produções locais ao público paraibano, valorizando a cultura e os realizadores da nossa terra.

O CINECLUBE LATITUDE 7 é uma ação do Paraiwa, com apoio da Estação Cierncias Cultura e Arte Cabo Branco, COEX - Universidade Federal da Paraíba e TV Cabo Branco.
No proximo dia 11 de Abril, a partir das 18:30 horas, no Estação Cabo Branco, será exibido o longa metragem documentário O ENGENHO DE ZÉ LINS, filme de Vladimir Carvalho sobre o escritor José Lins do Rego.
E curta metragem CONTADORES DE ESTÓRIAS, que retrata a história de Bananeiras a partir da memória de seu povo, com direção de Durval Leal Filho.

Aguardamos todos na próxima sessão!



Cine Clube Latitude 7

Um Cine Clube Paraiwa


Dia 07 de março de 2010:

- Longa metragem documentário ZÉ RAMALHO - O HERDEIRO DE AVOHAI, de Elinaldo Rodrigues; - Curta metragem A CANGA, de Marcus Vilar;

Dia 04 de abril de 2010:

- Longa metragem documentário O ENGENHO DE ZÉ LINS, de Vladimir Carvalho; - Curta metragem GRAVIDADE, de Torquato Joel (a confirmar)
O CINECLUBE LATITUDE 7 é uma ação do Para´iwa, com apoio da Estação Ciências Cultura & Arte Cabo Branco, COEX - Universidade Federal da Paraíba e TV Cabo Branco.