Inicio | O Paraiwa | Projetos | Produtos | Oficinas | Como Participar | Contato | Latitude 7

 

Bairro São José recebe a primeira gravação do programa “Uma Esquina na Cidade”

 

Programa formado por jovens agentes de cultura mostrará trabalhos de cidadania e a grande diversidade cultural dos bairros de João Pessoa.

Começam nesta sexta-feira, dia 3 de agosto, as gravações do primeiro programa “Uma Esquina na Cidade”, que levará a vários bairros de João Pessoa uma oportunidade de mostrar personalidades da comunidade, trabalhos sociais e festas que realmente fazem parte do cotidiano da população. O programa é uma realização do Ponto de Cultura Parai’wa MULTIVISUAL.NET, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, através do Laboratório de Desenvolvimento de Material Instrucional - .LDMI.

A equipe deste projeto conta com a participação de cerca de 20 pessoas, entre eles agentes Cultura Viva, que estão diretamente trabalhando como roteiristas, cinegrafistas, produtores, pauteiros, apresentadores e assistentes de câmera e direção.

Foto ilustrativa

Inicialmente, serão produzidos cinco programas pilotos com uma hora de duração divididos em quatro blocos, com entrevistas, debates, curiosidades e reportagens especiais sobre o bairro visitado. Neste primeiro programa o bairro São José é o destaque, e levará ao ar um roteiro mostrando os projetos realizados na comunidade como a arte grafite, movimento Hip Hop, Oficina de Bonecos, Produção Teatral, o Trabalho do MAM, Associação dos Moradores, Banco Comunitário e também sobre o reconhecimento da cultura da Ala Ursa no bairro São José.

De acordo com Mirtes Anjos, Agente Cultura Viva e também apresentadora do programa, essa é uma experiência importante e nova. “Nunca fiz nada parecido, estou aprendendo muito, no começo foi difícil, mas agora está sendo produtivo e divertido”, destacou.

A proposta do “Uma Esquina na Cidade” é do Ponto Cultura PARA'IWA - MULTIVISUAL NET, que pretende popularizar a produção audiovisual, seguindo sempre o objetivo de levar as comunidades uma forma de socializar as ferramentas de informação e multimídia.

Para cada programa são realizados antecipadamente trabalhos de identificação e articulação nas comunidades, para que a pauta do programa realmente mostre o que é o bairro através de suas manifestações. Segundo o coordenador do Ponto de Cultura, Saullo Farias, os próprios moradores do bairro irão escolher o que querem ver no programa, ou seja, “o bairro vai conversar com o próprio bairro”, enfatizou.

O programa pretende ser exibido inicialmente apenas em tvs públicas da Paraíba e do Brasil.

 

 

 

PARAIWA 2010