Projetos

PROJETOS EM ANDAMENTO

2017 – atual:  Multivisualnet Águas

O projeto Multivisualnet Águas – Rio Paraíba tem como objetivo promover a capacitação de professores e alunos para documentar, via smartphone, a realidade regional da identidade, cultura, memória e meio ambiente do percurso da transposição do Rio São Francisco, Eixo leste.

2009 – atual: Pontão de Cultura Multivisualnet Caatinga

O Pontão da Caatinga é um projeto que articula sete Pontos de Cultura – sendo seis no estado da Paraíba e um em Pernambuco – com a proposta de estímulo à produção audiovisual e multimídia por meio de sua democratização. Com este viés, realiza oficinas de formação audiovisual desde julho de 2010, tendo percorrido as cidades  de Bananeiras (PB), Taperoá (PB), Catolé do Rocha (PB), Cuité (PB), Serra Branca (PB), Arcoverde (PE) e Cuité (PB).

A iniciativa segue com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) com a Coordenação de Extensão Cultural (COEX), pelos Pontos de Cultura Antônio Nóbrega (Aparecida-PB), Cariris Dança e Vida (Taperoá-PB), Anjos da Caatinga (Serra Branca-PB), Portadores de Eficiência (Cuité-PB), Multivisualnet Bananeiras (Bananeiras-PB), Sertão Cultural (Catolé do Rocha-PB) e Estação da Cultura (Arcoverde-PE).

http://culturadigital.br/pontaodacaatinga/

PROJETOS ENCERRADOS

2006 – 2007: Ponto de Cultura Para’iwa Multivisualnet e Ponto de Cultura Para’iwa Multivisualnet Brejo

O Para’iwa Multivisualnet realizou ações de dança, artesanato, música, audiovisual, informática no bairro São José, da cidade de João Pessoa (PB). Em 2007 realizou o programa “Uma Esquina na Cidade”, que contou com a participação de cerca de 20 pessoas – entre eles agentes Cultura Viva – que trabalharam como roteiristas, cinegrafistas, produtores, pauteiros, presentadores e assistentes de câmera e direção.

http://www.paraiwa.org.br/raiz/esquina.html

Já o Para’iwa Multivisualnet Brejo foi realizado na cidade de Bananeiras com ações de mapeamento cultural, oficinas de web-design, vídeo, quadrilha.

2005: Mostra Pedro Américo
Desenvolvimento sustentável a partir do Caruá. Um projeto de fibra do Para’iwa no Assentamento Estrela D’Alva, em São Sebastião do Umbuzeiro.
Link:  http://www.paraiwa.org.br/raiz/pedroamerico.html

2002 – 2003: Oficina-Escola Caruá
Desenvolvimento sustentável a partir do Caruá. Um projeto de fibra do Para’iwa no Assentamento Estrela D’Alva, em São Sebastião do Umbuzeiro.

2002: Projeto Multivisualnet
Inclusão social tecnológica. Para’iwa e INCRA capacitam jovens de baixa renda sem acesso à tecnologia para o futuro.
Link:  http://www.multivisualnet.org/

2000 – 2002: Rendas do Cariri
“… Tu me ensina a fazer renda…” e o Para’iwa ensina como fazer dignidade e melhoria de vida às famílias rendeiras do Cariri paraibano.
Link:  http://www.paraiwa.org.br/rendas/index.htm

1998 a 2001: Nos passos do padre Ibiapina
Conheça as trilhas do missionário que formou uma irmandade para espalhar a fé pelo Sertão.
Link:  http://www.paraiwa.org.br/ibiapina/ibiapina.htm

1999 a 2000: Ver o Mangue
Veja a relação homem/natureza e as ricas manifestações culturais que vivem à margem desse ecossistema – O Mangue.

1996 – 2000: Projeto Águas
Rio Piranhas – Rio Mamanguape – Rio Paraiba
Navegue pelos principais rios da Paraíba e saiba um pouco mais sobre a geografia, a cultura e a história do nosso Estado.
Link:  http://www.paraiwa.org.br/piranhas/piranhas.htm

1999: Identidade Cultural
Patrocine projetos que geram empregos e preservam a identidade cultural. Faça seu imposto render alegria.

Patrimônio Esquecido
O Para’iwa, com olhar atento, alerta sobre o patrimônio relegado e abandonado pelo Estado. Saiba mais sobre o que pode ser feito.
Link:  http://www.paraiwa.org.br/raiz/patrimonio.html