Projeto Águas - Rio Piranhas

página inicial

     
Passeio pelo Piranhas
Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment Comment

 
    Açude Bartolomeu
    Localidade onde existe o açude de maior porte da região, nas proximidades de Bonito de Santa Fé, onde atualmente existe a produção de uva irrigada. Do açude pode-se observar a serra onde nasce o rio Piranhas.O acesso se dá a partir de Bonito de Santa Fé, em estrada de terra margeada de aveloses.

Voltar

 

 
    Bonito de Santa Fé
    Pequena cidade e sede do município do mesmo nome, cuja economia gira em torno da agricultura (milho, feijão e frutas). Possui um dormitório e um bar que serve refeições. Não existe, portanto, infra-estrutura razoável de suporte para a atividade turística. É ponto de partida para as nascentes do Piranhas e para o açude Bartolomeu.

Voltar
 

 
    Serra do Boqueirãozinho
    Estreitamento entre duas serras que fazem contato com a baixada sertaneja (pediplano), sendo a área onde a declividade do relevo é mais acentuada, havendo, portanto, cachoeiras de maior porte. Área de difícil acesso, já que não existem estradas. Para alcançar o Boqueirãozinho, o melhor acesso é descer o leito a partir do sítio Cabrais. O Boqueirãozinho pode ser visto da estrada que dá acesso a Cabrais.

Voltar
 

 
    Santa Fé
    Antigo povoado que hoje encontra-se enterrado sob o novo povoado de Santa Fé, situado no município de Monte Horebe e rodeado por um meandro do rio Piranhas, que a essa altura de seu curso encontra-se caudaloso. De passado intrigante, Santa Fé possui marcas do traçado de antigos casarões e de ruas, mas com um único resquício de construção antiga: uma torre em ruínas e um cruzeiro, cuja cruz caiu. O acesso se dá a partir da cidade de São José de Piranhas, em direção a Aguiar, passando pela ponte do rio Piranhas, na estrada em direção ao sítio Cabrais.

Voltar

 

 
    Piranhas Velhas
    Faz parte da antiga urbe de São José de Piranhas não submersa pelas águas do açude Engenheiro Ávidos, de onde pode-se observar resquícios da antiga vila submersa. Possui igreja e escola, sendo atualmente povoado do Patrimônio da Igreja. O acesso se dá pela cidade de São José de Piranhas, em estrada pedregosa, passando pelo rio Piranhas, que quando enche, fecha o acesso. Do alto da estrada observa-se os meandros do rio Piranhas em seu curso, próximo ao Açude Engenheiro Ávidos.

Voltar
 

 
    Cajazeiras
    Situada na transição das serras ao oeste e da vasta planície dos rios Piranhas e do Peixe. O nome Cajazeiras faz alusão à primitiva mata sertaneja, mas a sua importância está relacionada à figura lendária e sábia do Padre Rolim que, por volta de 1843, fundou estabelecimento de ensino de alto nível, para onde se dirigiam estudantes de todo o Nordeste. Atualmente, concentra centros de ensino, inclusive o campus da Universidade Federal da Paraíba. Destaca-se no sertão, como centro de educação e cultura. Possui infra-estrutura hoteleira de bom nível, restaurantes e serviços em geral.

Voltar
 

 
    Aparecida
    Município novo, antigo distrito de Sousa e localizado a 12 Km desta. Aparecida destaca-se pelo artesanato de redes, palha e couro.

Voltar