O
Patrimônio Esquecido da Várzea
Igreja
do Almagre - Significa barro ou areia vermelha. Construção
do início do século XVII. Totalmente em ruínas, localizada na praia
do Poço, no município de Cabedelo.
Engenho
das Graças - Situado na Ilha do Bispo e tombada pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Construção do século passado, estando de pé apenas a Igreja
e em estado de abandono. Do engenho sobraram apenas algumas
paredes laterais.
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Torre
de Atalaia - Edificada em 1763. Foi construída inicialmente
para a preservação do nosso litoral assediado por piratas franceses,
interessados na extração do pau-brasil, com a ajuda dos índios Potiguaras.
Ruínas
do Engenho Tibiri - Primeiro engenho construído na Paraíba,
logo após a conquista em 1585 e pertencente à Coroa Portuguesa.
Situado no Município de Santa Rita, próximo ao riacho do mesmo nome,
sofreu várias modificações, mas ainda podem ser observadas algumas
ruínas do engenho original.
Capela
de Santana - Situada no antigo engenho Gargaú, em
Santa Rita, construído por Ambrósio Fernandes Brandão, em
1614. O Imperador Pedro II, em viagem pela província da Paraíba
fez uma refeição naquele engenho em 28 de Dezembro de 1858.
Atualmente, do engenho só restaram tijolos e alguma fundação
escondidos em meio ao canavial. A Capela mantém-se em bom
estado de conservação.
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Capela
do antigo Engenho São João - Construção de 1835, conforme
inscrição de pedra calcária jogada ao chão. Possuía um átrio com
cruzeiro a frente. Atualmente os destroços misturam-se com o mato
e as paredes laterais que ainda estão de pé . Situada em Santa Rita.
Capela
de Batalha - Em 14 de Outubro de 1636, Rabelinho,
líder na resistência contra os holandeses, matou o então governador
holandês no engenho Espírito Santo, quando este último assistia
a uma farinhada. Perseguido, enfrentou uma batalha no local
onde hoje está situada a referida Capela.
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Capela
do Socorro - Após Rabelinho e sua tropa matarem o governador
e travarem batalha, obtiveram socorro da população no local onde
posteriormente foi erguida a Capela do Socorro numa homenagem à
resistência popular e posterior saída dos holandeses da província.
Situada em Cruz do Espírito Santo, nas margens do rio Paraíba, é
uma construção de 1856 e atualmente está sendo restaurada.
Capela
de São Felipe - Pertencia ao engenho São Tiago Maior,
um dos mais antigos da Paraíba, movido a bois. Posteriormente
incorporou o patrimônio da Usina São João. Essa construção
do início do século XIX está desabando.
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Engenho
Maraú - Construído a partir de 1714 por Frei de Santa Clara,
pertencia aos frades beneditinos. Sua Capela é de 1724 e concluída
em 1752. O Imperador Pedro II fez parada no local em sua viagem
pela província. Localizado em Cruz do Espírito Santo.
Capela
do Desterro - Construção do século passado, junto
a um cemitério. Situada na várzea do rio Paraíba, na margem
esquerda, no município de Cruz do Espírito Santo. Possui alpendre
à frente e encontra-se em restauração.
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Capela
de Sant'Ana - Situada no Engenho do mesmo nome, na margem
direita do rio Paraíba em Cruz do Espírito Santo. Foi construída
em 1914 e atualmente é patrimônio do INCRA.
Capela
de Nossa Senhora da Conceição - Situada nas proximidades
do antigo engenho Espírito Santo. Em estilo manuelino, no seu interior
só existe o altar, aberto ao público para a missa mensal.
Capela
de Santa Luzia - Construída em 1862, no município
de Cruz do Espírito Santo. Do antigo engenho restou o bueiro
e algumas pedras espalhados pelo canavial.
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Ruínas
do Engenho Reis - Um dos mais antigos da várzea, suas ruínas
do século XVI são ainda testemunhos desse tempo, caracterizando
assim um valioso patrimônio representativo desse tempo, e que atualmente
se encontra esquecido sob a vegetação, no sopé de uma colina da
várzea. Acima dele está o açude Reis.
Engenho
Massangana - Do complexo capela/casa grande/senzala, estão
de pé a capela e a senzala. Da casa grande, de pé há dez anos, hoje
só restam as fundações. Situa-se no município de Cruz do Espírito
Santo.
Capela
da Consolação - Situada próximo ao entrocamento em
Cruz do Espírito Santo, sua construção é de 1850 e ela está
desabando rapidamente.
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Estação
de trem Paula Cavalcanti - Situada numa área de entroncamento
ferroviário, possuía intensa movimentação até a década de 50, quando
o transporte ferroviário entrou em decadência. A antiga ponte ferroviária
sobre o rio Paraíba pode ser observada, assim como a vista panorâmica
da várzea do rio.
Engenho
Patrocínio ou Una - Um dos mais antigos da várzea,
atualmente possui casa grande de construção do início do século
e engenho. O destaque é a capela de São Gonçalo, de 1.700,
reconstruída em 1913. Em forma hexagonal, possui rara beleza
arquitetônica, constituindo-se em um dos mais exóticos monumentos
esquecidos da várzea.
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Engenho
Corredor - Situado no município de Pilar, às margens do
rio Paraíba, sua importância está relacionada ao escritor José Lins
do Rêgo, que ali morou e se inspirou para escrever suas obras literárias,
referência cultural da civilização dos engenhos, antes do advento
das usinas. O engenho está abandonado, assim como a casa grande.
Engenho
Itapuá - Último engenho mais avançado da várzea, antes
da chegada dos holandeses, e portanto limite da região canavieira.
Seis léguas após esse engenho ficava o último curral, que delimitava
o espaço conhecido até então, que corresponde a Salgado de São Félix.
Os franciscanos foram para esse engenho após serem expulsos pelos
holandeses, em 1634. O engenho encontra-se abandonado e caindo.
A capela, que possui o brasão da ordem dos Carmelitas, possui um
cemitério e a sua construção é do século passado. A casa grande
está em bom estado de conservação. Situa-se no município de São
Miguel de Taipu.
Casa
da Câmara de Pilar - Construção do século passado, restaurada,
onde atualmente funciona a biblioteca pública. Neste prédio o Imperador
Pedro II alojou-se, quando de sua visita a Pilar.
VEJA
OS BANNERS DO PROJETO PATRIMÔNIO ESQUECIDO |