Municípios Paraibanos            


São Bento


    O município foi originado em fins do século XIX por uma Fazenda denominada Cascavel. Neste lugar foram construídas as primeiras habitações. Segundo a história, o lugar continuou sendo a Fazenda Cascavel, até que, passando por ali certa vez um padre, sugeriu que ao invés do nome cascavel, chamassem por São Bento que lembrava o nome de um santo que era protetor das pessoas que por acaso viessem a ser picadas por cobras venenosas. O nome foi aceito prontamente. São Bento cresceu e se desenvolveu sob o domínio de Brejo do Cruz até a sua emancipação política ocorrida em 29 de abril de 1959.

Localização
    Situada na Mesoregião do sertão Paraibano e na Microrregião de Catolé do Rocha, o município de São Bento possui uma área de 275 quilômetros quadrados, limitando-se ao Norte com Brejo do Cruz, Jardim de Piranhas (RN); ao Sul com Paulista e Serra Negra do Norte (RN); a Leste com Serra Negra do Norte (RN) e a Oeste com Riacho dos cavalos e Catolé do Rocha.

Hidrografia
    O Rio Piranhas (perene) corta boa parte do muncípio.

Clima
    O clima é quente e seco, com temperaturas que variam entre 18 e 38°C, sujeito a secas ou estiagens prolongadas. Em épocas normais de inverno, sua precipitação pluviométrica pode atingir até 800 a 900 milímetros, em média anual.

Vegetação
    A vegetação predominante no município de São Bento é típica de regiões pertencentes ao semi-árido nordestino, destacando-se campos, caatinga, prados e matas. As espécies comumente encontradas são: angico, cumarú, marmeleiro, jurema, mufumbo, pueiro, catingueira, jatobá, pereiro, entre outras.

Manifestações Culturais/Religiosas/Lazer
    Festa do padroeiro São Sebastião dias 18, 19 e 20 de janeiro;
    São João de rua;
    Corrida da Argolinha;
    Vaquejada;
    Carnaval fora de época, realizado no período de maio/junho;
    Carnaval normal;
    Visitas ao Santuário de "Virgem dos Pobres" - Centro de Romarias.

Artesanato
    São Bento é considerada a cidade das redes e dos panos, devido à produção de redes de dormir, mantas, cobertores e estandartes.