Artesanato Paraibano



Rendas e Bordados

    Para reconhecer e classificar os tipos de rendas, é necessário distinguir a renda do bordado. No livro "A Renda de Bilros e sua aculturação no Brasil", de Luiza e Arthur Ramos, "a renda difere do bordado no sentido em que a decoração é parte integrante do tecido, em lugar de ser aplicada em um tecido preexistente". O bordado é um ornamento executado sobre qualquer tecido por meio de agulha e linha.
    As diferenças entre as rendas consistem, basicamente, no processo de feitura, equipamentos e matéria-prima utilizados.
    Na Paraíba, destacam-se os seguintes tipos de renda:
    Renascença, Labirinto e Renda de Bilro.

    Renascença
    Tipo de renda de agulhas, caracterizada pelo uso de lacê ou fitilho, que serve de base para o trabalho feito com a agulha e para o desenvolvimento das formas da renda. Tem como base um papel grosso onde é alinhavado o lacê sobre um desenho.
    Municípios paraibanos que se destacam na produção de Renascença:

    Junco do Seridó         Sumé         Congo         São Sebastião do Umbuzeiro    
    Camalaú         São João do Tigre         Monteiro         Zabelê     
Mª Lúcia - Monteiro (Fazenda Santa Catarina)




    Labirinto
    O labirinto (ou crivo) é um tipo de renda de agulha e tem como característica o fio desfiado preliminarmente, o qual é tecido com linha, seguindo os desenhos estabelecidos. O processo (ou operação) de feitura possui 6 etapas: escolher o tecido e tirar a metragem; riscar o desenho; desfiar o tecido; fazer o enchimento; torcer; e perfilar.
    Municípios da Paraíba que se destacam no Labirinto:




    Renda de Bilro
    O que caracteriza a renda de bilro ou de almofada é o que o próprio nome significa. É a renda tecida com bilros, tendo como base um papelão picado, também chamado "pique", afixado numa almofada cilíndrica por meio de alfinetes ou espinhos. A própria forma ou imagem da renda a distingue das demais elaboradas com agulha.
    Municípios da Paraíba que se destacam na Renda de Bilro:
    Itabaiana         Caiçara         Salgado de São Félix    
Rendeiras em Caiçara



    Bordados
    Bordado é o ornamento executado sobre qualquer tecido por meio de agulha e linha. Os pontos mais usuais são o ponto cruz e o ponto cheio.
    Município que se destaca:
   Alagoa Nova