NUPPO/COEX/PRAC - UFPB

    O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO) foi criado em 1978 com a finalidade de integrar o estudo e a pesquisa na área da cultura popular. Vinculado à Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o núcleo é um dos espaços mais significativos da área de extensão cultural da Universidade.

Objetivos:
    Compreender, preservar, divulgar e promover a cultura popular, através de equipes multidisciplinares, constituídas por servidores, docentes e alunos da Universidade. Procura colaborar no estudo da cultura popular da região e contribuir para o desenvolvimento da consciência, em âmbito estadual, de preservação e apoio às manifestações populares. Promove também a museologia, objetivando preservar os bens culturais móveis regionais e atua em estudos conjuntos com outros órgãos públicos.

Sede:
    Campus I da Universidade Federal da Paraíba, andar térreo da Reitoria - Campus Universitário - Castelo Branco I João Pessoa/PB Telefones: (083)216-7069 e 216-7070

Oficinas de Artesanato:
    O NUPPO conta com oficinas de artesanato em vários municípios paraibanos, nas quais são ministrados cursos para a comunidade com vistas à preparação de mão-de-obra especializada no aprendizado de técnicas artesanais. Os cursos são ministrados por professores de 1º e 2º graus, Técnicos em Economia Doméstica e por professores dos próprios municípios, cedidos pelas Prefeituras.
    As oficinas estão instaladas nos seguintes municípios: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Campina Grande, Caiçara, Esperança, Picuí, Pocinhos, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça e Serra Branca.
    Nos cursos ministrados, são desenvolvidas as seguintes técnicas: tecelagem, pintura, corte e costura, alimento, confecção de bonecas, tricô, crochê, bordado, tapeçaria, frivolitê e metalacê.
    Além da implantação de núcleos de produção em diversos municípios, o NUPPO amplia a oportunidade de geração de renda para o aluno-artesão, promovendo a tradição artesanal da região e apoiando a comercialização da produção. Para isso, o NUPPO dispõe de uma pequena loja instalada no Centro de Vivência da UFPB, Campus I, na cidade de João Pessoa, onde se dá a abertura de mercado para o escoamento da produção proveniente de oficinas. O lucro obtido da venda do produto é destinado aos artesãos, criando-se, assim, uma fonte de renda para os alunos.