Municípios Paraibanos            


Monteiro


    No ano de 1800, Manuel Monteiro do Nascimento e sua mulher desmembraram de sua fazenda, Lagoa do Periperi, meia légua de terra em quadro, para constituir o patrimônio de uma capela consagrada, a Nossa Senhora das Dores, por eles edificada no pátio de sua casa de vivenda, distante 300 metros da margem do rio do Meio. A excelência do local foi atraindo habitantes e, em pouco tempo, havia ali um povoado. A instalação do município ocorreu em 20 de janeiro de 1873.

Localização e Área
    Monteiro está na Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano e da qual é a parte mais característica. Seus limites são: ao Norte com o município do Prata; a Oeste com os municípios pernambucanos Sertânia, Iguaraci e Tuparetama; ao Sul com os municípios de São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê; a Leste como os municípios de Camalaú e Sumé.
    Dista 319 Km de João Pessoa, e 176 Km de Campina Grande.
    Em termos de superfície, tem 1.009,9 Km2.

Clima
    Semi-árido, melhorado na área pela altitude, tornando-o mais ameno, com precipitação pluviométrica oscilando entre 483 mm e 800 mm anuais e temperatura variando entre 18 a 38°C.

Hidrografia
    Possui uma bacia hidrográfica formada por um rio temporário, o rio Paraíba. Existem ainda quatro açudes: Pocinhos, Poções, São José e Serrote, que servem como fontes de abastecimento e também para a irrigação.
    O município é integrante do Alto Paraíba.

População
    Em 1991, o IBGE cadastrou 27.052 habitantes, dos quais 12.397 (45,83%) viviam na zona rural.
    A densidade demográfica era de 26,79 hab/Km2, em 1991.

Educação
    A cidade de Monteiro é conhecida nacionalmente como marco da cultura nordestina.
    Em 1935 foi construído o prédio do primeiro estabelecimento oficial de ensino público estadual, Grupo Escolar Dr. Miguel Santa Cruz.
    Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Monteiro, com sede própria, conta com 89 escolas distribuídas nas zonas urbana e rural. Dentre elas, apenas 3 são do 2º grau, das quais duas oferecem cursos profissionalizantes e a outra científico. A UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) criou o Campus VI em Monteiro.

Aspectos Econômicos
    O município tem a economia baseada fundamentalmente na agropecuária, predominando a criação de bovinos, caprinos e ovinos.

Artesanato
    A atividade artesanal que se destaca no município é a renda renascença.