Municípios Paraibanos            


Junco do Seridó


    Datam de 1892 as origens do atual município de Junco do Seridó, quando Balduíno Guedes implantou a fazenda "Unha de Gato", dedicando-se à agricultura e à pecuária. A povoação, que é hoje sede do município, foi fundada em 1931. A emancipação política foi alcançada através da Lei nº 2.680 de 22 de dezembro de 1961, ocorrendo a instalação oficial a 1º de janeiro do ano de 1962.
    O nome de Junco vem de uma planta aquática do mesmo nome; Seridó, por estar na região assim denominada.

Localização
    A sede do município está situada a 233 Km da capital do Estado, na região denominada Seridó Ocidental Paraibano. O município de Junco do Seridó limita-se ao Norte com o estado do Rio Grande do Norte; ao Sul com o município de Salgadinho; a Leste com o município de Juazeirinho e a Oeste com o município de Santa Luzia. Sua área é de 160,80 quilômetros quadrados. Sua altitude é de 590 metros.

Recursos Minerais
    Junco do Seridó é um dos municípios paraibanos detentores de grande potencial mineral e com atividades garimpeiras já consagradas ao longo de muitos anos. É comum encontrar no município os seguintes minerais: amianto, calcário (mármore), caulim, ferro, scheelita, talco, minerais de pegmatitos e quartzito entre outros. Na cidade, foram cadastradas pela CINEP/CDRM, 38 ocorrências minerais, com 15 variedades de minerais e minérios.

Relevo
    O município está situado no extremo ocidental do Planalto da Borborema, apresentando um desnível acentuado em direção à superfície sertaneja já bastante aplainada. Sobre o planalto ocorrem cristas quartzíticas alongadas e serras de rochas cristalinas, provocando ondulações do relevo.

Clima
    O município se destaca pela sua estabilidade climática, com a temperatura média de 20 graus à sombra e amplitude de 14 a 26 graus, ensejando condições propícias para o cultivo de frutas e culturas olerícolas.

População
    Atualmente a população é estimada em torno de 5.768 habitantes.

Artesanato
    Em Junco do Seridó destaca-se o artesanato de rendas (Renascença) e o trançado.