Municípios Paraibanos            


Itabaiana


    Sobre seu topônimo, assim se expressa a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, editada em 1959 pelo IBGE: "O nome do município apresenta controvérsia histórica em torno de sua correta grafia. Para uns, é simplesmente Tabaiana, oriundo do vocábulo indígena 'taba-anga' , que significa 'morada de almas' , enquanto outros registram Itabaiana, também provindo do tupi-guarani e resultante da fusão de ita ('pedra') e baiana ('que dança' ), alusivos a uma pedra vermelha então existente no leito do rio Paraíba, que corta a região, a qual balançava-se, em movimentos rotatórios, como que dançando." Esta parece a versão mais correta para explicar o significado do topônimo.

Localização
    O município fica localizado na Mesorregião do Agreste e Brejo Paraibano e na Microrregião Agro-Pastoril do Baixo Paraíba, com área de 204,7 quilômetros quadrados. Dista 63 Km de João Pessoa, e 80 Km de Campina Grande.

Meio Ambiente
    O município encontra-se bastante devastado, pois, apenas aproximadamente 5% da sua área total está ocupada com reserva florestal, 70% dos solos encontram-se desgastados, necessitando de recuperação.

Clima
    Normalmente, apresenta-se com um clima quente e seco durante o verão, passando a agradável no inverno. O inverno começa em março, terminando em agosto.

Educação
    O município possui um total de 186 salas de aula, sendo 55 estaduais, 72 municipais e 59 particulares. Somando-se nas zonas urbana e rural, o município conta com 9 escolas estaduais, com, aproximadamente, 2.741 alunos.

Artesanato
    Quanto à atividade artesanal, Itabaiana destaca-se na produção de artigos em couro (acessórios para montaria), em cerâmica e na renda de bilro.