Municípios Paraibanos            


Ingá


    O município é famoso pela grande pedra com inscrições rupestres. A "Pedra Lavrada" ou "Itacoatiara" é constituída de blocos de pedras contendo inúmeras inscrições pré-históricas e gravuras indígenas. Pelos caracteres, tem-se a impressão que os primitivos habitantes da região eram dotados de apreciáveis conhecimentos. Representa um autêntico monumento arqueológico e por muito tempo serviu como ponto de referência aos que demandavam ao sertão da Paraíba.
    A comarca de Ingá foi criada em 10 de abril de 1940. O município se divide na sede e Riachão de Bacamarte.

Localização e Área
    Localiza-se na região do Piemonte da Borborema e ocupa uma área de 345 Km2. Fica a 84 Km de João Pessoa.
    Limita-se com Serra Redonda (23 Km), Massaranduba (32 Km), Campina Grande (36 Km), Itatuba (13 Km), Mogeiro (18 Km) e Juarez Távora (14 Km).

População
    Segundo o IBGE, censo de 1991, a população era de 21.719 habitantes, sendo 10.664 homens e 11.055 mulheres.

Clima
    Quente e seco, com temperatura máxima de 34 graus e mínima de 22 graus. O inverno tem seu início em abril, terminando em julho.

Acidentes geográficos
    Rios Gurinhém, Paraibinha, Surrão, Cachoeira e Bacamarte; riachos João Pinto, Arruda, Mamoeiro, Barrinha, Mata Negra, Zabelê e Caruru. A lagoa Tambor e os açudes São João, Fazendinha, Torre, João Pinto, Lages e um público estadual.

Acidentes orográficos
    Serras Gentio, Pontes, Verde, Velha, Zabelê, Rajador e Cabral, todas pertencentes ao sistema da Borborema.

Riquezas naturais
    Há mais de século, sabe-se que o município contém minérios de valor, inclusive ferro magnético, produzindo-o numa percentagem bem elevada.

Artesanato
    Quanto à atividade artesanal, há bastante destaque para o labirinto feito em Chã dos Pereira, distrito de Ingá. Quarenta e três artesãs formam a "Cooperativa das Artesãs Rurais de Chã dos Pereira".